Ao treinar na bicicleta, é comum combinar exercícios aeróbicos com exercícios anaeróbicos para obter as vantagens que ambos os tipos podem oferecer. O exercício aeróbico é basicamente qualquer tipo de atividade física que é praticada em níveis moderados de intensidade por longos períodos de tempo, enquanto o exercício anaeróbico é uma atividade breve, mas intensa, onde o trabalho é desenvolvido exclusivamente nos músculos e suas reservas de energia, sem usar o oxigênio da respiração. Você sabe como identificar esses parâmetros e usa-los ao seu favor?
Exercício aeróbico
Simplificando, o exercício aeróbico é uma atividade física na qual o oxigênio da respiração é usado para queimar gordura e energia. Exercícios aeróbicos incluem qualquer tipo de atividade que é praticada em níveis moderados de intensidade por períodos prolongados de tempo, mantendo uma frequência cardíaca mais ou menos elevada. Entre as atividades aeróbicas mais comuns estão caminhar, correr, pedalar.
Para que serve o exercício aeróbico?
Basicamente, para alcançar uma maior resistência física, bem como para acelerar o metabolismo e ajudar o corpo a queimar mais gordura. Na maioria dos treinos de ciclismo aeróbicos, sejam eles em intensidade baixa, moderada ou intensa, você estará usando oxigênio para queimar gordura e glicose para produção de energia. Quanto mais eficiente for o processo de produção de energia aeróbica, maior será a resistência física que o ciclista irá adquirir.
Exercício anaeróbico
O exercício anaeróbico é exatamente o oposto do exercício aeróbico. É uma atividade física de grande intensidade em que o oxigênio da respiração não é necessário para produzir energia, uma vez que a potência se desenvolve exclusivamente nos músculos e faz-se uso das reservas de glicogênio muscular. Exemplos de atividades anaeróbicas são: levantar pesos, fazer abdominais, realizar treinos intervalados com a bike, e, em geral, qualquer exercício curto, mas muito intenso.
Quais são as vantagens do exercício anaeróbico? Ao contrário do exercício aeróbico, onde a resistência física é obtida e mais gorduras são queimadas, o exercício anaeróbico funciona explicitamente na força muscular e no desenvolvimento das fibras. Músculos anaeróbios treinados são capazes de atingir um maior desempenho em atividades de curta duração e alta intensidade. Nos ciclistas, o treinamento anaeróbico é usado para ganhar força e velocidade ao enfrentar subidas íngremes ou se jogar num sprint.