A imposição do isolamento social no Brasil e no exterior colocou no radar dos ciclistas um acessório em comum: o rolo de treino para Bike. O equipamento se tornou uma opção popular para fazer treinos indoor na pandemia, em razão da restrição da circulação de pessoas pelas cidades.
O que é rolo de treino para Bike?
O rolo é uma solução que possibilita pedalar sem sair do lugar. É um equipamento ótimo para fazer treinos em casa e útil quando não é possível estar ao ar livre por motivos diversos: condições climáticas, falta de tempo para treinar na rua ou por questões de segurança.
Treinadores dizem que o treino no rolo não equivale ao exercício na rua, mas é um substituto válido, uma vez que treinar indoor é melhor do que ficar parado.
Quais os tipos de rolos de treino?
Confira abaixo os dois modelos mais utilizado o rolo de treinamento fixo e o solto. Veja as diferenças entre eles para escolher o mais indicado para você:
Rolo fixo
A roda traseira fica presa no equipamento. Isso faz uma grande diferença para a estabilidade da bicicleta, uma vez que não há deslocamentos laterais, como pode acontecer no rolo solto.
Funciona assim: o pneu traseiro fica em contato com o rolo, e o da frente, encostado no chão ou em algum apoio. O ciclista pode controlar o atrito do pneu com o equipamento, ajustando o nível de carga para facilitar ou dificultar o treino.
É o tipo de rolo de treino mais popular pelo custo-benefício, por ser compacto, leve e por ter zero risco de queda, embora tenha alguns poréns. Dependendo do modelo, é barulhento e pode desgastar o pneu da bicicleta.
Outro ponto é que o rolo fixo deixa o pneu traseiro mais alto que o dianteiro. A solução é colocar um apoio sob a roda da frente para deixar a postura mais confortável.
Rolo solto
A Bike fica solta sobre o rolo e é preciso muito equilíbrio e concentração para não sofrer quedas. O equipamento é composto por três cilindros (dois atrás e um na frente) e um suporte de metal.
A roda traseira deve ficar apoiada nos dois cilindros próximos, e a roda dianteira, no terceiro cilindro, mais à frente. E é assim: a bicicleta fica livre sobre o aparelho. A vantagem disso é que a pedalada flui mais naturalmente, mas também exige foco total do ciclista para evitar acidentes.
Dicas para usar o rolo treino para Bike
Esta dica é válida principalmente para o rolo solto: posicione o equipamento próximo a uma parede ou um móvel para dar suporte na subida e descida da Bike. Confira outras!
- Hidratação: Consuma água e os isotônicos que você estiver acostumado.
- Entretenimento: Músicas, séries e filmes ajudam a passar o tempo. Talvez o Zwift seja uma boa opção, já testou?
- Atenção: Esteja 100% focado no treino ao pedalar no rolo solto
- Plano de Treino: Tenha foco sobre qual o objetivo do seu treino, na dúvida consulte o seu treinador!
Texto acima foi retirado do site Opiniões Certificadas