Como o VO2 Máx pode se tornar um bom indicador da aptidão física?

Como o VO2 Máx pode se tornar um bom indicador da aptidão física?

O termo “VO2 max” é usado ​​liberalmente no campo dos esportes de resistência – mas o que ele é, realmente, e por que é importante para você?

O que é VO2 máx?

 

VO2 máx ou consumo máximo de oxigênio, é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico. A habilidade de utilização O₂ está relacionada principalmente ao potencial do coração e dos pulmões de transportar o O2 e a capacidade dos tecidos do corpo de utiliza-lo.

É uma medida de aptidão aeróbia relacionada a capacidade de um individuo de sustentar longos períodos de atividade física de moderada a alta intensidade com recrutamento de grandes grupos musculares, tornando uma das medidas mais fundamentais da fisiologia humana, com impacto na saúde, bem-estar e desempenho.

Existem alguns meios que possibilitam estimar o VO2 máx, como testes de campo, rastreadores fitness, monitores de frequência cardíaca, dentre outros. Porém, apenas os testes laboratoriais são capazes de confirmar com exatidão seus parâmetros fisiológicos.

Em ambiente laboratorial, o VO2 máx é mensurado em um teste incremental máximo em esteira ergométrica ou cicloergometro. É medido diretamente por meio da respiração, utilizando uma máscara facial durante a realização.

É uma grandeza expressa em litros de oxigênio por minuto (L/min) de forma absoluta, e em mililitros de oxigênio por quilograma por minuto (mL/kg·min) de forma relativa ao peso do indivíduo. A forma relativa geralmente é usada para comparação entre diferentes atletas.

 

Como o VO2 máx pode se tornar um bom indicador da aptidão física? Quais são os benefícios de melhorar seu VO2 máx?

 

Basicamente, uma boa classificação de VO2 máx para sua idade significa que você está em boa forma e é um indicador chave de como você pode se sair bem em eventos de resistência.

Foi descoberto que o VO2 máx se correlaciona bem com o grau de condicionamento físico, sendo reconhecido como a medida de aptidão cardiorrespiratória mais amplamente aceita no meio cientifico.

A medida que a duração dos eventos de endurance aumenta, aumenta também a proporção da demanda total de energia que deve ser atendida pelo metabolismo aeróbio.

Ou seja, quanto mais alto o VO2 máx de um indivíduo, maior a capacidade de utilização de O₂, portanto, mais energia eles são capazes de produzir.

 

Como é possível a otimização do VO2 máx?

 

Se você for um atleta iniciante, as melhorias em seu VO2 máx virão com relativa facilidade a partir da prática de exercícios aeróbicos sustentados, como corrida, ciclismo, remo ou natação.

A medida que você evolui, no entanto, pode ser necessário começar a realizar sessões de treinamento mais intensos. Para melhorar algo especificamente, você precisa treinar nessa variável ou em torno dela.

Por exemplo, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), onde você trabalha quase totalmente por curtos períodos de tempo, poderá se tornar uma ótima estratégia para melhorar do seu VO₂ máx.

Os corredores que trabalham em seu VO2 máx também podem tentar os treinos de Fartlek , que é onde você muda seu ritmo durante a corrida. Isso pode ser estruturado, como uma sessão de pista onde você faz sprints de 400m com uma corrida de 400m para se recuperar entre os esforços – ou não estruturado, onde você se dirige a um parque local e corre toda vez que ultrapassar pontos denominados.

A capacidade respiratória pode ser melhorada em cerca de 30% com o treinamento regular. Portanto, quanto maior o nível de condicionamento de um atletas, mais difícil será aumentar seu consumo de oxigênio. Além do mais, se você não for uma pessoa geneticamente privilegiada, pode ser ainda mais e mais difícil.