Ergoespirometria, saiba o que é!

Convênios e Reembolso

Ergoespirometria, saiba o que é!

Convênios e Reembolso

A Ergoespirometria ou Teste de Esforço Cardiopulmonar é uma metodologia não invasiva que mede a capacidade do corpo de realizar trocas gasosas, oferecendo uma avaliação objetiva da capacidade e ou/ limitação aeróbia.

 

Esta análise é realizada por sistemas computadorizados (Analisadores de Gases) extremamente precisos, oferecendo feedback real ao profissional que esteja aplicando o teste (médico, fisiologista, etc).

 

Esta avaliação é realizada através registros de importantes variáveis tanto metabólicas quanto respiratórias, tais como o consumo pico de oxigênio (VO2pico) em ml/kg-1.min-1 e em l/min, consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) em ml/kg-1.min-1e em l/min, dióxido de carbono (VCO2) em ml.min-1, ventilação pulmonar (VE) em l.min-1, frequência respiratória (FR) em rpm, equivalente ventilatório de oxigênio (VE/VO2), equivalente ventilatório de dióxido de carbono (VE/VCO2), razão de troca respiratória entre a produção de dióxido de carbono e o consumo de oxigênio (VCO2/VO2), pressão parcial de oxigênio ao final da expiração (PetO2) em mmH., pressão parcial de dióxido de carbono ao final da expiração (PetCO2) em mmHg, fração expirada de oxigênio (FEO2) em %, fração expirada de dióxido de carbono (FECO2) em % e razão entre o espaço morto funcional estimado e o volume corrente (Vd/Vt).

 

Todas essas variáveis metabólicas nos fornece uma compreensão mais ampla das respostas clínicas, eletrofisiológicas e hemodinâmicas indiretas proporcionadas pelo exercício físico progressivo e dinâmico.

 

CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO OU VO2MÁX

 

Dentre as muitas variáveis que influenciam o desempenho aeróbio, é discutível que o Limiar de Lactato ou Limiar Aeróbio (LL) e o VO2MAX estão entre os mais importantes. Definir seus números de LT e VO2MÁX ajudará você a treinar com maior eficiência e desenvolver essas métricas é uma maneira infalível de cruzar a linha de chegada com mais rapidez e força.

 

O VO2MÁX é definido como a capacidade máxima de oxigênio que o organismo pode absorver da atmosfera para os alvéolos, transportando, liberando e utilizando o oxigênio nos tecidos como fonte energética, e ao mesmo tempo, ele representa o nível de atividade física do indivíduo, que representa a reserva máxima do sistema cardiovascular.

 

O VO2MÁX é comumente utilizado também como riscos de doenças cardiovasculares, ou seja, quanto menor o VO2MÁX atingido pelo atleta durante o teste maior será o risco de desenvolver essa patologia. De forma simples e resumida, quanto maior melhor!

 

LIMIARES METABÓLICOS

 

A prescrição do treinamento esportivo, principalmente quando falamos de treinamento de endurance (atividades com cargas e intensidades constantes) tem todos seus benefícios quando está totalmente estabelecida nesses limiares ou zonas de treinamento (Z2 e Z4). Sua utilização é fundamental para um planejamento de treino (evitando possíveis sobrecargas) e um acompanhamento mais assertivo, passando pelos atletas de alta performance até portadores de doenças que precisam ter seus treinos muito bem calculados.

 

De maneira didática é comum identificar esses Limiares Metabólicos da seguinte forma:

  • Primeiro Limiar ou Limiar Aeróbio (L1)
  • Segundo Limiar ou Limiar Anaeróbio (L2)

Na prescrição do treinamento é indispensável a identificação do Segundo Limiar, principalmente quando o Teste é realizado com coletas sanguíneas para verificação do Lactato.

 

Por exemplo, em um Teste Incremental Máximo em uma esteira rolante é possível dizer qual velocidade está associada ao seu L1 ou L2, a partir daí é possível associar essas intensidades com as zonas de treino, podendo ser prescrito com velocidade, PACE, potência, frequência cardíaca, etc.

 

Os limiares servem tanto para estabelecer os limites do treinamento quanto como medida de reavaliação. Conforme seu metabolismo vai se tornando eficiente ele consegue produzir mais trabalho em uma mesma intensidade.

 

Se gostou desse tema, garante que irá gostar desse outro que publicamos COMO O VO2 MÁX PODE SE TORNAR UM BOM INDICADOR DA APTIDÃO FÍSICA?