Nutrição Clínica, o novo atendimento da Physico para 2023!

Nutrição Clinica em BH

Nutrição Clínica, o novo atendimento da Physico para 2023!

Nutrição Clinica em BH

Deste o ínicio da Physico sempre nos destacamos por meio do nosso atendimento e protocolos de coletas e avaliações, uma de nossas avaliações que tomou o mercado foi a Consulta Nutricional na área Esportiva, agora por meio deste informamos que também estamos oferecendo a Consulta Nutricional na área Clínica.

Afinal, o que é a Nutrição Clínica?

Nutrição Clínica, uma das mais conhecidas, sendo responsável, principalmente, por tratar e prevenir as pessoas de doenças através da alimentação.

Por isso, ela será o campo da nutrição responsável por trabalhar no gerenciamento da alimentação equilibrada para a prevenção e melhora do quadro dos pacientes.

Desta forma o profissional da área de Nutrição Clínica pode atuar tanto dentro do ambiente hospitalar como de forma particular. O nutricionista clínico é quem vai garantir que seus pacientes recebam as quantidades necessárias e adequadas de nutrientes dentro de uma terapia alimentar.

A principal atuação do profissional será em prestar assistência nutricional e dietoterápica para o indivíduo de acordo com sua condição em específico.

Quais as principais áreas de atuação?

Nutricionista Clínica pode atuar em diversos espaços, tanto no nível ambulatorial como no nível hospitalar, como é o caso de locais como, por exemplo:

• Consultórios particulares;

• Consultórios público;

• Clínicas;

• Creches;

• Asilos;

• UTIs;

• Enfermarias.

A  Nutricionista Clínica também pode se especializar em alguns tipos de doenças que necessitam de acompanhamento nutricional mais rigoroso para se conquistar a melhora do quadro ou uma melhor relação com a doença, caso ela não tenha cura.

Alguns dos tipos de doenças que podem ser trabalhadas por esse profissional são a desnutrição, a obesidade e a diabetes.

Iremos falar um pouco mais sobre cada uma delas nos próximos tópicos.

Desnutrição

A desnutrição é uma doença que acontece devido ao consumo de uma dieta inapropriada que carece de nutrientes essenciais para o corpo humano.

Esse problema tende a aparecer em situações que as pessoas não conseguem obter ou preparar alimentos, ou, ainda, apresentam algum tipo de distúrbio que dificulta a ingestão  de alimentos.

É comum que pessoas nessa condição fiquem abaixo do peso normal para sua faixa etária, bem como apresentem aspectos como: ossos salientes, a pele seca e sem elasticidade e cabelos frágeis.

Pessoas que sofrem com desnutrição podem sofrer consequências como a dificuldade em cicatrização de feridas e a falência múltipla de órgãos.

A  Nutricionista Clínica vai ser responsável por combater a desnutrição do paciente. Ele irá identificar o estado nutricional que o indivíduo se encontra para que, assim, possa começar um tratamento específico na reposição nutricional e na reeducação alimentar.

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. A principal característica é o aumento de peso.

A obesidade está associada ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde, principalmente aqueles que afetam o sistema cardiovascular, como a hipertensão, o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio.

Para o tratamento da obesidade, a Nutricionista Clínica será um dos profissionais fundamentais nesse processo.

É ele que irá identificar as tendências do paciente e todos os fatores que promovem o acúmulo de gordura para que, assim, possa criar uma reeducação alimentar adequada.

Além disso, como já falamos, a Nutricionista Clínica também pode atuar elaborando uma dieta para prevenir pessoas de desenvolverem a obesidade, principalmente aquelas  pessoas que apresentam tendências genéticas.

Diabetes

Por fim, outra doença que tem bastante relação com alimentação é a diabetes. De forma geral, ela se dá pela produção inadequada ou má absorção de insulina.

A insulina, por sua vez, é o hormônio responsável por regular a glicose no sangue e garantir energia para o organismo. É ele quem vai quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia que o nosso organismo irá gastar.

As altas taxas de glicemia no sangue, devido à diabetes, podem oferecer complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

A diabetes pode ser identificada por meio de exames laboratoriais, bem como a tendência ao desenvolvimento. Embora não tenha cura, ela pode ser controlada.

Dessa forma, o nutricionista irá, primeiro, entender qual é o quadro do paciente e, assim, elaborar um plano alimentar que garanta a manutenção da glicemia em taxas adequadas.

Diabetes - Nutrição Clínica em BH