A Psicologia do Esporte é o estudo dos fatores comportamentais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no esporte, exercício ou atividade física e a aplicação do conhecimento adquirido através deste estudo para a situação cotidiana.
Estudar a Psicologia aplicada ao exercício se trata de investigar as causas e os efeitos das ocorrências psíquicas que o ser humano aprenseta antes, durante e após o exercício. Sejam estes de cunho educativo, recreativo, competitivo, ou reabilitador.
Certamente você já percebeu que, até para fazer uma simples academia, sua condição mental influencia diretamente na forma como você realiza o exercício. Alguns dias são melhores ou piores do que outros. Muitas dessas sensações são consequências de pensamentos, considerações, percepções de si mesmo e do mundo.
Assim como outras áreas da Psicologia, a Psicologia do esporte nasceu justamente para estudar o efeito da mente na prática de esportes físicos. Especialmente de alto desempenho e de trabalho em equipes.
O que é Psicologia do Esporte?
O Psicólogo do esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. Pode-se dizer que essa área da Psicologia existe oficialmente desde 1920. Nasceu com o objetivo de promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.
É importante alertar que o Psicólogo esportivo não é um Psicólogo Clínico. Isto é, ele trabalha ensinando o atleta a explorar ao máximo sua habilidade esportiva. Com isso, aprende a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição. Emoções estas que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta.
Quais os benefícios da Psicologia Esportiva?
Temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física têm requerido estudo e atuação de profissionais da área.
Isso acontece porque o nível técnico de atletas e equipes de alto rendimento precisa ficar cada mais equilibrado, liberado de pressões extremas que prejudicam a saúde das pessoas e do esporte. Isso é muito facilitado a partir da ênfase especial à preparação emocional. Esse é o papel da Psicologia do Esporte, atuando em campos como:
- Manutenção da atenção;
- Memória;
- Foco e concentração;
- Motivação e automotivação;
- Diminuir a tensão e aliviar a ansiedade esportiva;
- Estabelecer ou melhorar a autoconfiança;
- Autocontrole e autoconhecimento;
- Alcance de metas esportivas (curto, médio e longo prazo);
- Contribuir para a prevenção de lesões, burnout e overtraining;
Fonte: https://www.vittude.com/blog/psicologia-do-esporte-corpo-e-mente-se-movimentam-juntos/