Na área clínica, o exame de Calorimetria Indireta foi amplamente utilizado até a década de 1950, para avaliar o estado funcional da glândula tireoide, através da determinação do metabolismo basal.
A Calorimetria Indireta é um exame não-invasivo que mede a diferença entre a quantidade de oxigênio inspirado e expirado durante um período. Com essas informações, dispositivos específicos calculam de forma exata quantas calorias o nosso corpo queima para manter todas as funções vitais. Isso é conhecido como Taxa Metabólica de Repouso.
Nesta avaliação o paciente fica em repouso por cerca de 10 a 15 minutos para estabilizar o seu sistema respiratório e então iniciar o exame. Neste período, é necessário que a pessoa esteja tranquila, recostada e em repouso. O paciente deve respirar normalmente pela boca ou nariz, acoplado a uma máscara facial, por um período de aproximadamente 20 minutos. Durante o exame de calorimetria indireta a pessoa não pode falar ou dormir.
Com a Taxa Metabólica Basal determinada pela Calorimetria Indireta, seu endocrinologista e nutricionista podem obter informações importantes sobre o seu metabolismo e criar estratégias individualizadas para favorecer o seu emagrecimento.
Relação entre o Metabolismo e a Calorimetria Indireta
O Metabolismo Basal ou a Taxa Metabólica Basal é o método de calcular a quantidade mínima de calorias necessárias para manter as funções vitais – temperatura corporal, batimentos cardíacos, digestão, recuperação celular, respiração, dentre outros. Isso significa que, para manter-se vivo, nosso organismo necessita de uma quantidade mínima de energia.
A Calorimetria Indireta é o exame que mede a Taxa Metabólica Basal e fornece informações importantes para que o profissional de saúde possa calcular uma dieta individualizada, para atender as necessidades do metabolismo do paciente. Ao contrário do que se pensa, pessoas com excesso de peso ou obesas, tendem a apresentar um metabolismo mais acelerado.
Isso acontece porque quanto mais pesado for o corpo, mais ele necessita de energia para fazer quase tudo, desde respirar até correr. Cerca de 96% da população possui uma Taxa Metabólica Basal normal.
Sendo assim, a ideia de que a dificuldade em perder peso é fruto de um Metabolismo lento, se torna infundada.
Como existe muita dúvida com relação ao funcionamento do metabolismo basal, ressaltamos a importância do acompanhamento profissional antes de iniciar qualquer tipo de dieta. Esteja seu metabolismo lento, regular ou acelerado, nossa equipe está preparada para realizar seu exame de Calorimetria Indireta e auxiliá-lo no seu processo de emagrecimento saudável.